IF COMUNIDADE – Moradores do Conjunto Cidadão recebem ações ambientais de alunos do CBVZO

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 26/06/2017 09h35, última modificação 30/06/2017 14h02
Esta edição do IF Comunidade, promovida pelo Campus Boa Vista Zona Oeste, faz parte da programação dos 24 anos do IFRR
IF COMUNIDADE – Moradores do Conjunto Cidadão recebem ações ambientais de alunos do CBVZO

Dentre as atividades de maior interação com a comunidade, o recolhimento de resíduos, e distribuição e plantação de mudas de plantas frutíferas, foram algumas das que mais envolveram os estudantes

 

A comunidade do Conjunto Cidadão, na zona oeste de Boa Vista, definitivamente foi acometida por uma onda de positividade neste último sábado, dia 24. Foram ações diversas voltadas para a educação e a conservação ambiental.

Tudo isso foi proporcionado pela edição 2017 do IF Comunidade, promovida pelo CBVZO, que este ano escolheu o tema meio ambiente para trabalhar com os alunos e a comunidade em que atua, na zona oeste da Capital.

A programação foi cumprida por completo, com a realização de atividades culturais e paródias inspiradas em sustentabilidade ambiental; com a palestra “Sensibilização e aproveitamento de resíduos sólidos na agricultura familiar”, ministrada pela engenheira agrônoma e professora do Campus Amajari Luciana da Silva Barros; com a oficina Sustentabilidade com a Reutilização de Garrafas PET para a Criação de Peças Decorativas; com a Gincana Ambiental; e com a Caminhada Ecológica, que, além de recolher lixo nas ruas do bairro, distribuiu e plantou diversas mudas de árvores frutíferas para famílias da comunidade.

 

 

A dona de casa Luana Souza, moradora do Conjunto Cidadão há oito anos, disse que nunca tinha visto o que ela chamou de “uma ação tão gratificante como essa”. “Pra mim, que tenho filhos, é muito bom ver esses adolescentes dando exemplo e mostrando a importância de cuidar bem do meio ambiente. Me preocupo muito com o futuro dos meus filhos e espero o melhor para eles e para nós todos também. Então, é bom saber que tem gente que age assim, promovendo esse tipo de atividade”, destacou.

O pedreiro Joaci Santos do Nascimento, morador do Cidadão, que recebeu uma muda de Açaí, também disse que nunca tinha visto esse tipo de ação pelas redondezas e classificou o que presenciou, a exemplo de dona Luana, como gratificante. “É muito bom que esses adolescentes participem desses eventos porque, ao mesmo tempo em que estão cuidando do meio ambiente e da saúde, estão mostrando a força de trabalhar em grupo, que assim se vai pra frente mais rápido”, comentou.

Já a dona de casa Maria Oliveira, que mora bem na frente da Escola Estadual Elza Breves, onde boa parte das ações do IF Comunidade se concentra e de onde partiu a Caminhada Ecológica, disse que já tinha visto os alunos fazendo recolhimento de resíduos sólidos pelas redondezas e que já considerava a ação muito boa, mas que, agora, com a distribuição de mudas, tinha ficado mais satisfeita. “Toda ação ambiental que é realizada é ótima. Faz bem para a natureza e para a comunidade”, declarou.

 

 

A aluna do curso técnico em Comércio integrado ao ensino médio do CBVZO Natália Sampaio disse que gostou de participar do evento principalmente porque interagiu com a comunidade com uma causa tão necessária, que é chamar a atenção para a importância da conservação ambiental. “Foi muito bom. Ficamos mais perto da comunidade, contribuímos para a conservação ambiental com o recolhimento de resíduos sólidos das ruas e ainda incentivamos muita gente a plantar, principalmente em residências que não tinham nenhuma planta. Achei muito gratificante”, declarou.

Matheus da Silva Nascimento, estudante do curso de Serviços Públicos integrado ao ensino médio do CBVZO, disse que os professores já tinham tratado da questão ambiental em sala de aula, mas que nunca havia participado de uma atividade prática. “Achei muito interessante e importante poder praticar o que aprendemos e me aproximar mais da comunidade com atitudes positivas como essa para o meio ambiente”, comentou.

A diretora-geral em exercício do CBVZO, professora Élida Bonifácio, disse que a cada ano o evento tem que desenvolver um tema e que, como a unidade de ensino já vem desenvolvendo atividades nessa área, por considerar a sustentabilidade ambiental muito pertinente à sociedade, o meio ambiente passou a ser o foco desta edição.

“O IF Comunidade visa aproximar cada vez mais a instituição da comunidade em que está inserida, e nós que atuamos e vamos ampliar nossa atuação na zona oeste da cidade, a partir da inauguração da nossa sede própria, consideramos importante trazer para discussão e pôr em prática as ações ambientais, pois todos precisam manter a consciência de que da mesma maneira que tratamos a natureza ela vai nos tratar. Desse modo, se agimos de forma inadequada, por exemplo, jogando lixo nos mananciais, nas ruas e nos terrenos baldios, quando chover muito e alagar, ele provavelmente vai retornar para nós, para as ruas e para dentro de nossas casas, com uma série de outras consequências negativas. E é importante sabermos que pequenas ações, como a destinação correta do lixo, fazem a diferença. É uma forma de cuidar de nós mesmos”, explicou.

 

A reitora do IFRR, professora Sandra Mara Dias Botelho, que sempre marca presença no IF Comunidade, fez questão de acompanhar boa parte do evento e destacou a importância dessas ações serem cada vez mais disseminadas. “A temática escolhida não poderia ser melhor: o cuidar do meio ambiente. É com o exemplo que podemos transformar e mostrar que atitudes simples, pequenas mudanças de hábitos, podem fazer uma enorme diferença e um grande bem a todos. Temos que ter a consciência de que nós fazemos parte do meio ambiente, e nós, do IFRR, em especial, trabalhamos para mostrar a qualidade da escola pública e a contribuição que podemos dar para mudar nossa comunidade para melhor”, destacou.

 

 

 

 

SHENEVILLE ARAÚJO

Fotos: Gildo Júnior

CCS/CBVZO

24.7.2017

« Junho 2018 »
month-6
Se Te Qu Qu Se Sa Do
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1
  

inscreva_se aqui 2017_1