IF COMUNIDADE – Moradores da zona oeste receberão noções e técnicas de reaproveitamento de resíduos

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 22/06/2017 21h25, última modificação 30/06/2017 18h01
O evento faz parte da programação de aniversário de 24 anos do IFRR

A programação contará com a participação de alunos, professores e técnicos na comunidade do Conjunto Cidadão, onde o material de trabalho já começou a ser recolhido

A edição 2017 do IF Comunidade, promovida pelo CBVZO focará a conservação ambiental, em especial a destinação dos resíduos sólidos. A intenção é repassar à comunidade onde a unidade de ensino do IFRR atua, o Conjunto Cidadão, noções e técnicas para dar uma melhor destinação aos resíduos sólidos produzidos no local e nos bairros adjacentes.

Para obter esse resultado, há algumas alternativas como o reaproveitamento e a reciclagem. Diante disso, professores do CBVZO e colaboradores de outros campi trabalharão, por meio de oficina, palestras e outras metodologias, os fundamentos e as técnicas para a prática do reaproveitamento, visto que a maioria das formas de reciclagem envolve processos físicos e químicos mais complexos.

Segundo a coordenadora de Extensão do CBVZO, professora Jaiandra Guimarães, o tema meio ambiente, escolhido para esta edição do IF Comunidade do campus, ocorreu em razão de se tratar de algo que, atualmente e a cada dia que passa, se torna mais necessário ser discutido e aprendido para pôr em prática hábitos que contribuam para a conservação e a preservação ambiental.

“E nós resolvemos focar os resíduos sólidos, ou seja, o lixo, por ser um problema que produz uma série de consequências, não só para o meio ambiente, mas também para a saúde das pessoas, criando condições propícias à proliferação de doenças diversas, caso não seja destinado e tratado corretamente”, explicou Jaiandra, destacando que as pessoas precisam discutir mais o assunto e atuar para contribuir com soluções para um problema que afeta toda a sociedade, evitando que aterros sanitários sejam cada vez mais abarrotados de lixo e que haja desperdício de tempo e esforço para a retirada desses materiais, que muitas vezes são depositados inadequadamente direto na natureza.

Dessa maneira, diversas ações serão realizadas durante toda a manhã, a partir das 8 horas, na Escola Estadual Elza Breves, onde o CBVZO funciona em caráter provisório, todas com o envolvimento de professores, alunos e técnicos, e com foco na conservação ambiental.

RESÍDUOS SÓLIDOS – Você sabe a diferença entre reciclagem e reaproveitamento?

Diversos conceitos de sustentabilidade muitas vezes confundem nossas cabeças, por exemplo, a preservação ambiental (proteção sem interferência humana, meio ambiente intocável) e conservação ambiental (proteção com uso racional do meio ambiente para manejo sustentável).

É o caso da reciclagem e do reaproveitamento de resíduos sólidos, ou seja, materiais que seriam descartados para o lixo. Ambas são metodologias voltadas para a redução desses resíduos na natureza. No entanto, há importantes diferenças.

O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado que iria para o lixo em outro, fazendo esse material ganhar condições de uso novamente e evitando o descarte pelo menos pelo prazo de vida útil que passou a ganhar.

Já a reciclagem é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo. É um processo industrial que começa em casa, com a correta separação desses materiais e o encaminhamento para catadores ou empresas recicladoras, permitindo que eles retornem para o processo produtivo e contribuam para a diminuição do volume de lixo acumulado em aterros e lixões.

Confira as atividades previstas para o IFComunidade neste sábado, dia 24, a partir das 8 horas:

*Caminhada ecológica com visitação à obra da sede nova e plantio de mudas nas casas próximas;

*Palestra – “Sensibilização e aproveitamento de resíduos sólidos na agricultura familiar”;

*Oficina de Sustentabilidade com a Reutilização de Garrafas PET para Criação de Peças Decorativas;

*Gincana com o tema Meio Ambiente.

SHENEVILLE ARAÚJO
CCS/Campus Boa Vista Zona Oeste