FOCO NO ALUNO – Programas de Assistência Estudantil e Bolsas Acadêmicas de Extensão são apresentados no Connepi

por Virginia publicado 09/12/2016 14h45, última modificação 09/12/2016 14h49

Com foco no aluno, a economista do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) Terezinha Filgueiras de Pinho, em conjunto com o professor Gilson Garófalo da PUC-SP, realizaram um estudo sobre a Assistência e Bolsas de Extensão no IFRR, cujos resultados foram apresentados, em forma de pôster, no IX Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Iniciação Científica (Connepi), em Maceió-AL.

O trabalho relata que as políticas de Assistência Estudantil e de Bolsas de Extensão são desenvolvidos no âmbito do Instituto Federal de Roraima com base em fundamentos legais e em conformidade com regulamentações internas. O objetivo de tais programas é oferecer oportunidades de inserção dos alunos em ações, atividades, projetos que lhes garantam total inclusão com vistas à diminuição da retenção e evasão escolar. No entanto, tais benefícios ficam comprometidos pelo fato do campus ainda não possuir um espaço próprio e adequado para o desenvolvimento das atividades.

“São vários os pontos positivos desses programas percebidos, inclusive, no relato dos alunos que enfatizam a integração presente no âmbito da comunidade interna e também com a comunidade externa. No entanto, já que ainda não temos prédio próprio e estamos funcionando em pelo menos três lugares, com turmas e equipes de trabalho divididas na Reitoria, no Campus Boa Vista Centro e na Escola Estadual Elza Breves de Carvalho, localizada no Conjunto Cidadão, acabamos dispondo de um espaço reduzido, o que nos impede de ampliar os programas e consequentemente nossas ações para mais alunos”, explicou Terezinha Filgueiras.

“Os dados referem-se a um período recente, uma vez que o Campus Boa Vista Zona Oeste ainda está sendo implantado. No entanto, pretendemos também enaltecer o papel social que o Campus Boa Vista Zona Oeste exerce, tanto por meio da assistência como pela extensão, especialmente, para a comunidade do Conjunto Cidadão, onde está inserido”, complementou Gilson Garófalo.

Campus - As obras do CBVZO estão em andamento e a previsão é que no primeiro semestre de 2017 seja concluída e entregue à comunidade escolar a primeira fase do campus.

Virginia Albuquerque

CCS/Campus Boa Vista Centro na cobertura do Connepi 2016