Estudantes recebem preparo no CBVZO para se tornar empreendedores

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 17/10/2018 22h18, última modificação 17/10/2018 22h18
Campus Boa Vista Zona Oeste prepara alunos que aderiram ao projeto Despertar do Sebrae para destaque profissional e pessoal com comportamentos empreendedores
Estudantes recebem preparo no CBVZO para se tornar empreendedores

Os estudantes agora também estão sendo capacitados com conteúdos e vivenciando atividades das áreas de inovação e criatividade, mundo dos negócios, entre outras

 

 

Por meio de parceria firmada com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas),  conceitos de empreendedorismo e ferramentas para empreender estão sendo ensinados a estudantes dos cursos técnicos de Comércio e Serviços Públicos do CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste) do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima). A intenção, segundo o coordenador do curso, professor Wilson Alves, é que esses adolescentes levem os conhecimentos adquiridos para além da atuação no comércio ou no setor público – para a vida como cidadãos.

Alves explica que conceitos e atividades práticas que façam os estudantes exercitarem planejamento, organização, inovação e persistência, algumas das características necessárias para qualquer empreendedor, são vivenciados na capacitação, que ocorre semanalmente no campus.

Os conteúdos e os exercícios abordados com os estudantes são das áreas de criatividade, oportunidades, ideias de negócios, mundo do trabalho, escolhas e decisões, sonhos e metas, administração do tempo, comunicação e trabalho em equipe.

O estudante do curso de Comércio, Gabriel Ferreira, já tinha conhecimento da área quando começou a fazer o Despertar, no entanto avalia que a capacitação está funcionando como um reforço de conhecimentos, além de ampliar a visão de possibilidades que o empreendedorismo oferece.

“Para mim, serve como um reforço do que já venho aprendendo no curso de Comércio, no entanto é possível ainda se dar conta do horizonte de potencialidades que temos nessa área e, para muita gente que ainda não tinha estudado o tema, é possível oferecer ainda alternativa de novos sonhos ou de vida. Além disso, tratamos de conceitos e comportamentos que podemos adotar como postura de vida, o que exige, por exemplo, muita persistência de todos”, observou.

Já Karolyne Silva, do curso de Serviços Públicos, buscou o Despertar focada em um objetivo: aprender a atuar no empreendedorismo social. “No curso de Serviços Públicos, não é muito comum trabalhar esses conhecimentos e comportamentos que estamos vendo aqui, mas, como o professor disse, muita coisa que já aprendemos, podemos levar para além da escola ou da profissão em que escolhemos atuar, ou seja, para a vida, como o senso de organização, a necessidade de planejamento, e sempre buscar conhecimento. No meu caso específico, vim com o objetivo de aprender para empreender para o maior número de pessoas possível na área social”, comentou.

O Despertar tem carga horária de 60 horas, com aulas expositivas em sala e atividades extraclasse, mais 10 horas da Feira do Jovem Empreendedor, promovida pelo Sebrae, que será o trabalho de encerramento dos participantes do curso, em que os estudantes deverão apresentar o planejamento e a execução de uma ideia de empreendimento. O evento está programado para ser realizado no dia 9 de novembro, quando estudantes de diversas instituições de ensino do estado deverão apresentar ideias empreendedoras.

“Ao final, os alunos do Campus Boa Vista Zona Oeste que hoje estão iniciando aprendizado nessa área deverão apresentar um modelo de negócios. Mas a intenção é que este curso promova não só conhecimentos para a área profissional. Queremos que seja uma formação para a vida. Por isso, trabalhamos conhecimentos e atividades com métodos que os incentivem a serem cidadãos mais conscientes e atuantes na sociedade e, é claro, profissionais diferenciados e de destaque na área que escolheram para atuar ou mesmo na vida pessoal”, explicou Alves.

 

Sheneville Araújo

Fotos: Gildo Jr

CCS/Campus Boa Vista Zona Oeste

« Maio 2019 »
month-5
Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1
  

 

inscreva_se aqui 2017_1