Estudantes recebem comunidade e expõem preparo para mercado e demandas sociais

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 17/11/2017 21h50, última modificação 22/11/2017 12h26
O CBVZO realizou dois eventos simultâneos, nas instalações do CBV, para apresentar resultados de trabalhos feitos por estudantes e professores, além de atender a comunidade
Estudantes recebem comunidade e expõem  preparo para mercado e demandas sociais

1ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão e a 2ª edição do IF Comunidade foram realizadas nas instalações do Campus Boa Vista

Uma tarde e uma noite não foram suficientes para apresentar à comunidade interna do IFRR e à sociedade toda a produção de conhecimentos e trabalhos de extensão voltados para comunidade externa que os estudantes do CBVZO têm promovido.

Quase 200 pessoas ao todo passaram pela 1ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão e pela 2ª edição do IF Comunidade, realizadas, nesta última quinta-feira, dia 16, nas instalações do CBV, e participaram das mais diversas atividades oferecidas, como palestras, exposições de projetos de pesquisas e oficinas voltadas para atualização profissional nas áreas de regulamentação e técnicas se inserção no mercado.

O aluno do curso técnico de Comércio Gabriel Chaves observou como é importante para estudantes, de um modo geral, participar de eventos como esses com grande movimentação de público. “Pudemos aqui ter uma grande interação com os visitantes interessados nas exposições e nas demais atividades. Esse é um tipo de oportunidade que não podemos deixar passar, pois é como uma prestação de contas à sociedade de como estamos desenvolvendo nosso aprendizado e uma forma de treinar essa relação com o público”, destacou.

Estudante do curso técnico de Serviços Públicos, Líbia Galvão também enfatiza o contato com o público. “Esse evento foi muito importante para nós, que pudemos ter mais contato com as pessoas, trocar conhecimentos, saberes e valores com outros jovens e pessoas das mais variadas idades. Tenho certeza de que tudo isso, essa experiência prática vai nos ajudar e muito no futuro”, comentou.

Já a aluna de Comércio Clebiane Rodrigues destacou as variedades de atividades realizadas e a forma como diversos assuntos de interesse dos públicos adolescente e adulto foram abordados. “Gostei da exposição e da mostra audiovisual, que tratou de diversos temas de modo a chamar a atenção de todos os participantes e provocar reflexão sobre assuntos como sexualidade, estupro, entre outros, problemas que fazem parte do nosso contexto social”, observou.

A coordenadora de Extensão do CBVZO, Jaiandra Guimarães, avaliou como positiva a realização das duas edições de eventos distintos no mesmo dia, alcançando resultados esperados tanto na questão do público como dos projetos expostos e das atividades realizadas.

“Conseguimos promover a interação de todos do campi nas respectivas áreas em que estão envolvidos: ensino, pesquisa e extensão. Além disso, o CBVZO apresentou ao público interno e ao externo, por meio dos projetos de pesquisa e outras ações, o trabalho que nossos estudantes desenvolvem com o apoio dos nossos professores e técnicos. Por conta de tudo isso, já estamos pensando nas próximas edições desses eventos, sempre com foco no aluno e na comunidade”, declarou.

Sheneville Araújo
Foto: Gildo Júnior
CCS/Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO)
17/11/2017