Docentes e técnicos discutem sucesso escolar em Encontro Pedagógico do CBVZO

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 01/08/2016 14h20, última modificação 01/08/2016 16h36
Durante esta segunda-feira, dia 1.°, os professores e a equipe técnico-pedagógica do Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO-IFRR) debatem, no IV Encontro Pedagógico da unidade, o tema “Sucesso Escolar: desafios e possibilidades do ingresso, permanência e êxito escolar dos estudantes do CBVZO”.

As atividades dessa edição se iniciaram pela manhã com a palavra da pró-reitora de Ensino, Ivone Mary Medeiros, e da diretora de Políticas de Ensino Técnico, Maria Eliana dos Santos, seguida da palestra ministrada pela diretora-geral do CBVZO, Maria Aparecida Alves de Medeiros, que abordou o tema do encontro, envolvendo as diretrizes que tratam do ingresso, da permanência e do êxito escolar no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Os docentes e os técnicos ainda participam, neste dia, de Grupos de Trabalho (GTs) que discutem os temas “Desafios e possibilidades para ingresso dos estudantes no CBVZO”; “Desafios e possibilidades de permanência e êxito dos estudantes nos cursos técnicos na forma integrada ao ensino médio, com foco no sucesso escolar”; e “Desafios e possibilidades de permanência e êxito dos estudantes nos cursos técnicos na forma subsequente”.

Para o professor Wilson Alves, que participa pela primeira vez do encontro, a iniciativa é relevante para a adoção de medidas eficazes na área do ensino. “O evento está sendo muito interessante, porque possibilita a troca de informações e experiências que serão norteadoras na definição de parâmetros que nos ajudem, por exemplo, a garantir o êxito dos nossos alunos e futuros profissionais. Penso que terminaremos o dia de hoje com importantes contribuições para o ensino do Campus Boa Vista Zona Oeste”, relatou.

Ao final do encontro, as propostas levantadas e socializadas pelos participantes dos GTs irão constar no plano de ação para o ensino do campus, conforme explicou a coordenadora pedagógica da unidade, Francimeire Sales de Souza. “Atualmente, trabalhamos com cursos técnicos integrados e subsequentes, o que torna necessária a reflexão contínua sobre os mecanismos de ingresso e as possibilidades de ações para a permanência e o êxito dos nossos alunos. Desse modo, esperamos que, com base nos resultados apresentados pelos GTs, efetivemos um plano de ação para este semestre, com efeito para o próximo ano letivo também, tendo em vista a melhoria do ensino ofertado pelo CBVZO”, disse.

LAURA VERAS
1/8/2016