CBVZO - Novo encontro pedagógico busca ferramentas para garantir sucesso escolar aos alunos

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 28/07/2016 20h59, última modificação 28/07/2016 20h59
O segundo encontro pedagógico do ano promovido pelo CBVZO do IFRR tratará desta vez dos desafios e das formas de acesso, permanência e sucesso dos estudantes
CBVZO - Novo encontro pedagógico busca ferramentas  para garantir sucesso escolar aos alunos

Os encontros pedagógicos do CBVZO fazem parte do calendário escolar da unidade de ensino e visam sempre buscar a melhoria da qualidade de ensino na instituição

Desde a implantação, em 2013, todo o corpo técnico e pedagógico do CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste) do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) tem trabalhado com base em diversas premissas, mas especialmente em uma: o desempenho do aluno. É, com fundamento nessa premissa que mais um encontro pedagógico será realizado pela unidade de ensino este ano.

Já na quarta edição, sendo a segunda do ano, o Encontro Pedagógico do CBVZO visa promover uma reflexão coletiva, por meio de discussões entre professores e técnicos, sobre as diretrizes pedagógicas, o ingresso dos estudantes na instituição, as dificuldades de acesso e permanência, além do bom rendimento e do alcance das metas escolares.

As atividades dessa edição estão programadas para a próxima segunda-feira, dia 1.º de agosto, no CBVC (Campus Boa Vista Centro), das 8h30 às 12 horas e das 14h às 18 horas. As discussões serão promovidas por meio de GTs (Grupos de Trabalho), e os encaminhamentos elaborados passarão a compor um plano de ação para o CBVZO.

Os GTs serão realizados com os temas: 1) “Desafios e possibilidades para ingresso dos estudantes no CBVZO”; 2) “Desafios e possibilidades de permanência e êxito dos estudantes nos cursos técnicos na forma integrada ao ensino médio, com foco no sucesso escolar”; e 3) “Desafios e possibilidades de permanência e êxito dos estudantes nos cursos técnicos na forma subsequente”.

O primeiro encontro do ano tratou dos desafios da formação integral, visto que o campus estava recebendo novas turmas de estudantes dos cursos técnicos na forma integrada ao ensino médio. A intenção foi garantir uma proposta pedagógica adaptada ao novo público que passava a compor a unidade, que antes atendia apenas alunos de cursos técnicos subsequentes ao ensino médio.

Segundo a coordenadora pedagógica do CBVZO, Francimeire Sales de Souza, a intenção é, com base nas discussões e nos encaminhamentos que comporão um plano de ação a ser aplicado no campus, aumentar a qualidade do ensino oferecido aos alunos. “Todo o trabalho que desempenhamos tem a proposta de promover a melhoria do ensino praticado no CBVZO, e o plano de ação que sairá deste evento será implantado com este fim: beneficiar os nossos alunos. O nosso foco é o sucesso escolar deles, o qual será a ferramenta de garantia de sucesso posterior, levando-os a alcançar novas qualificações dentro do próprio IFRR, passando do ensino técnico ao superior, e muito mais”, destacou.

O 4.º Encontro Pedagógico do CBVZO faz parte do calendário escolar do campus e é reformulado a cada ano, levando em conta as demandas geradas, as possíveis mudanças estruturais da unidade de ensino ou socioeconômicas da região onde está inserido, a zona oeste.

ENSINO INTEGRADO – É ofertado somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado para conduzir os alunos à habilitação profissional e técnica de nível médio na mesma instituição de ensino, contando com matrícula única para cada estudante.

ENSINO SUBSEQUENTE – É ofertado apenas a quem já tenha concluído o ensino médio.

 

 

SHENEVILLE ARAÚJO

Foto: Gildo Júnior

CCS/CBVZO

28/7/16

 

 

 

« Março 2020 »
month-3
Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
  

 

inscreva_se aqui 2017_1