CBVZO entrega mais de 100 novos técnicos ao mercado de trabalho e diversidade marca discursos de formatura

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 20/12/2018 11h35, última modificação 24/12/2018 11h04
A unidade de ensino do IFRR concluiu, nesta quarta-feira, 19, em solenidade de entrega de diplomas, a formação de 113 técnicos em serviços públicos e em comércio
CBVZO entrega mais de 100 novos técnicos ao mercado  de trabalho e diversidade marca discursos de formatura

Além da emoção do momento de conquista, os recém-formados fizeram questão de enfatizar o aprendizado e a importância da diversidade cultural

A partir de agora, o mercado de trabalho roraimense passa a contar com 113 novos profissionais especializados nas áreas de serviços públicos e  comércio, dois setores da economia local que predominam no estado. Os técnicos foram qualificados pelo CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste) do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), que, em três anos de cursos integrados e subsequentes ao ensino médio, capacitou prioritariamente estudantes da região oeste da Capital em possíveis situações de vulnerabilidade.

 

Essa é a segunda formatura de técnicos promovida pelo CBVZO em cinco anos de criação. Em 2017, mais de 30 profissionais das mesmas áreas de atendimento do campus foram formados para o mercado de trabalho local. Este ano foram 45 técnicos em comércio e 68 em serviços públicos.

Na solenidade de entrega de diplomas, além de toda a emoção gerada pela conquista, pela gratidão, reconhecimento da qualidade do ensino e da importância da diversidade cultural marcaram os discursos dos formandos.

“Somos muito gratos por toda a paciência e dedicação de professores e técnicos do CBVZO nestes três anos de aprendizado. Mas somos ainda mais gratos pela oportunidade de aprender a conviver com as diferenças, por meio do respeito, fazendo do nosso ensino médio um momento marcante, que contribuiu muito para o nosso crescimento e melhoria como pessoas. Acredito que a diversidade seja a maior qualidade do Campus Boa Vista Zona Oeste. E, com isso, temos certeza de que seguimos preparados para entrar em um novo momento das nossas vidas”, declarou a formanda do curso Técnico em Comércio Genilza Santos de Souza.

 

A formanda do curso Técnico em Serviços Públicos Ana Beatriz Ludgero Gicquel destacou a integração como fator preponderante promovido pelo CBVZO para o alcance de metas estudantis e pessoais. “O IFRR foi uma experiência única. Tivemos experiências valiosas por meio de situações diversas em meio a muitas diferenças. E essa oportunidade de conviver com tudo isso serviu de preparação para todos nós, que vamos enfrentar o mundo, cheio de pessoas diferentes, e que, se não tivermos união, não conseguiremos atingir nossos objetivos”, disse.

Já a formanda em Serviços Públicos Karolyne Pereira da Silva fez questão de lembrar que a jornada não foi fácil, mas que as expectativas, daqui para a frente, são as melhores possíveis. “Passamos por muita coisa, sobretudo por três lugares diferentes, até chegar à nossa escola, a sede própria do CBVZO. Tivemos professores muito exigentes, que se dedicaram a nosso aprendizado e que fizeram com que nos esforçássemos cada vez mais. E agora estamos aqui comemorando o fruto dos nossos esforços. Agora temos certeza de que teremos muitas portas abertas, mas esperamos poder voltar à nossa escola, desta vez em outra situação, como servidores concursados”, comentou.

Coordenador de um dos cursos do campus, o professor Denison Rafael destacou que essa formatura mostra que o IFRR tem um papel significativo no Estado de Roraima. “Essa foi uma conquista coletiva, de alunos, pais de alunos, servidores da instituição, mas, sobretudo, de pessoas com vontade de realizar a transformação social. O CBVZO trata o processo de ensino-aprendizado com excelência, sem deixar de lado o trabalho de valores éticos e de cidadania. Temos agora a certeza do dever cumprido e de estarmos entregando à sociedade profissionais capacitados para exercer qualquer função com profissionalismo nas áreas para as quais foram preparados”, ressaltou.

A diretora-geral do campus, professora Cida Medeiros, relembrou os obstáculos vencidos, como o problema de estrutura física, para atender, da melhor maneira, os alunos, mas enfatizou que essa situação foi importante para fortalecer a todos, servidores e estudantes, e confirmar a capacidade de vencer de cada um. “Nosso campus, o CBVZO, está cada vez mais sólido e esperamos agora que, como bem citou a nossa formanda Karolyne, vocês sigam estudando e que voltem para fazer mais cursos conosco, nossos cursos FIC (Formação Inicial Continuada) e, em breve, nosso curso superior, que já está em andamento para implantação”, informou.

A reitora do IFRR, professora Sandra Mara de Paula Dias Botelho, encerrou a solenidade de formatura destacando a força que a Rede Federal de Educação Tecnológica tem em todo o País e esclarecendo que cada unidade é feita para atender às demandas da sociedade, de cada comunidade, de cada localidade onde está inserida.

“O Campus Boa Vista Zona Oeste, cumprindo a terceira fase de expansão da rede federal, foi idealizado para atender a população desta região de Boa Vista, assim como as outras unidades do IFRR foram planejadas para atender às demais regiões. E, nesse sentido, a intenção foi principalmente dar oportunidade àquelas pessoas que não têm condições de pagar por uma escola de ensino de excelência. E, ao se formarem, como agora, saem totalmente preparadas e capazes de serem inseridas no mercado de trabalho. E, mais que isso, preparadas para fazer a diferença na sociedade, pois temos total consciência de que os institutos federais transformam vidas. Isso se confirma agora com esta formatura de mais de 100 vencedores”, declarou Sandra Mara.

 

Sheneville Araújo
CCS/Campus Boa Vista Zona Oeste
20/12/2018
« Janeiro 2019 »
month-1
Se Te Qu Qu Se Sa Do
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3
  

 

inscreva_se aqui 2017_1