CBVZO entrega mais de 100 novos técnicos ao mercado de trabalho e diversidade marca discursos de formatura

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 20/12/2018 11h35, última modificação 24/12/2018 11h04
A unidade de ensino do IFRR concluiu, nesta quarta-feira, 19, em solenidade de entrega de diplomas, a formação de 113 técnicos em serviços públicos e em comércio
CBVZO entrega mais de 100 novos técnicos ao mercado  de trabalho e diversidade marca discursos de formatura

Além da emoção do momento de conquista, os recém-formados fizeram questão de enfatizar o aprendizado e a importância da diversidade cultural

A partir de agora, o mercado de trabalho roraimense passa a contar com 113 novos profissionais especializados nas áreas de serviços públicos e  comércio, dois setores da economia local que predominam no estado. Os técnicos foram qualificados pelo CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste) do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), que, em três anos de cursos integrados e subsequentes ao ensino médio, capacitou prioritariamente estudantes da região oeste da Capital em possíveis situações de vulnerabilidade.

Essa é a segunda formatura de técnicos promovida pelo CBVZO em cinco anos de criação. Em 2017, mais de 30 profissionais das mesmas áreas de atendimento do campus foram formados para o mercado de trabalho local. Este ano foram 45 técnicos em comércio e 68 em serviços públicos.

Na solenidade de entrega de diplomas, além de toda a emoção gerada pela conquista, pela gratidão, reconhecimento da qualidade do ensino e da importância da diversidade cultural marcaram os discursos dos formandos.

“Somos muito gratos por toda a paciência e dedicação de professores e técnicos do CBVZO nestes três anos de aprendizado. Mas somos ainda mais gratos pela oportunidade de aprender a conviver com as diferenças, por meio do respeito, fazendo do nosso ensino médio um momento marcante, que contribuiu muito para o nosso crescimento e melhoria como pessoas. Acredito que a diversidade seja a maior qualidade do Campus Boa Vista Zona Oeste. E, com isso, temos certeza de que seguimos preparados para entrar em um novo momento das nossas vidas”, declarou a formanda do curso Técnico em Comércio Genilza Santos de Souza.

A formanda do curso Técnico em Serviços Públicos Ana Beatriz Ludgero Gicquel destacou a integração como fator preponderante promovido pelo CBVZO para o alcance de metas estudantis e pessoais. “O IFRR foi uma experiência única. Tivemos experiências valiosas por meio de situações diversas em meio a muitas diferenças. E essa oportunidade de conviver com tudo isso serviu de preparação para todos nós, que vamos enfrentar o mundo, cheio de pessoas diferentes, e que, se não tivermos união, não conseguiremos atingir nossos objetivos”, disse.

Já a formanda em Serviços Públicos Karolyne Pereira da Silva fez questão de lembrar que a jornada não foi fácil, mas que as expectativas, daqui para a frente, são as melhores possíveis. “Passamos por muita coisa, sobretudo por três lugares diferentes, até chegar à nossa escola, a sede própria do CBVZO. Tivemos professores muito exigentes, que se dedicaram a nosso aprendizado e que fizeram com que nos esforçássemos cada vez mais. E agora estamos aqui comemorando o fruto dos nossos esforços. Agora temos certeza de que teremos muitas portas abertas, mas esperamos poder voltar à nossa escola, desta vez em outra situação, como servidores concursados”, comentou.

Coordenador de um dos cursos do campus, o professor Denison Rafael destacou que essa formatura mostra que o IFRR tem um papel significativo no Estado de Roraima. “Essa foi uma conquista coletiva, de alunos, pais de alunos, servidores da instituição, mas, sobretudo, de pessoas com vontade de realizar a transformação social. O CBVZO trata o processo de ensino-aprendizado com excelência, sem deixar de lado o trabalho de valores éticos e de cidadania. Temos agora a certeza do dever cumprido e de estarmos entregando à sociedade profissionais capacitados para exercer qualquer função com profissionalismo nas áreas para as quais foram preparados”, ressaltou.

A diretora-geral do campus, professora Cida Medeiros, relembrou os obstáculos vencidos, como o problema de estrutura física, para atender, da melhor maneira, os alunos, mas enfatizou que essa situação foi importante para fortalecer a todos, servidores e estudantes, e confirmar a capacidade de vencer de cada um. “Nosso campus, o CBVZO, está cada vez mais sólido e esperamos agora que, como bem citou a nossa formanda Karolyne, vocês sigam estudando e que voltem para fazer mais cursos conosco, nossos cursos FIC (Formação Inicial Continuada) e, em breve, nosso curso superior, que já está em andamento para implantação”, informou.

A reitora do IFRR, professora Sandra Mara de Paula Dias Botelho, encerrou a solenidade de formatura destacando a força que a Rede Federal de Educação Tecnológica tem em todo o País e esclarecendo que cada unidade é feita para atender às demandas da sociedade, de cada comunidade, de cada localidade onde está inserida.

“O Campus Boa Vista Zona Oeste, cumprindo a terceira fase de expansão da rede federal, foi idealizado para atender a população desta região de Boa Vista, assim como as outras unidades do IFRR foram planejadas para atender às demais regiões. E, nesse sentido, a intenção foi principalmente dar oportunidade àquelas pessoas que não têm condições de pagar por uma escola de ensino de excelência. E, ao se formarem, como agora, saem totalmente preparadas e capazes de serem inseridas no mercado de trabalho. E, mais que isso, preparadas para fazer a diferença na sociedade, pois temos total consciência de que os institutos federais transformam vidas. Isso se confirma agora com esta formatura de mais de 100 vencedores”, declarou Sandra Mara.

20/12/2018
« Janeiro 2019 »