Campus Boa Vista Zona Oeste compartilha experiência pedagógica de integração curricular com IFBA

por Rebeca publicado 13/03/2019 21h40, última modificação 14/03/2019 12h24
O relato da experiência de avaliação integrada foi compartilhado pela equipe técnico-pedagógica do CBVZO com a equipe do Instituto Federal da Bahia/Campus Camaçari

A estratégia pedagógica de integração do currículo no Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima foi tema de videoconferência realizada na tarde desta quarta-feira, 13. O relato da experiência de avaliação integrada foi compartilhado pela equipe técnico-pedagógica do CBVZO com a equipe do Instituto Federal da Bahia/Campus Camaçari, que demonstrou interesse em conhecer o trabalho desenvolvido em Roraima.

O convite partiu da Coordenação Pedagógica do Campus Camaçari depois de assistir a apresentação, durante o Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi 2018), do trabalho realizado no CBVZO envolvendo a avaliação integrada como estratégia pedagógica de integração do currículo no IFRR.

A equipe técnico-pedagógica do CBVZO que participou do trabalho apresentado no Connepi é formada pelas pedagogas Francimeire Sales de Souza e Mª Caroline Romão de Souza, e pela técnica em assuntos educacionais Aldaires Aires da Silva Lima.

O objetivo da avaliação integrada é favorecer a formação profissional do estudante, ajudando-o a superar a divisão entre teoria e prática, tornando a atividade avaliativa balizadora de uma formação integral de sujeitos para atuarem no mundo do trabalho, em constantes mudanças e desafios.

Para a pedagoga do Campus Camaçari/IFBA Suzete Viana, neste momento a intenção foi conhecer a experiência desenvolvida em Roraima. “Pretendemos este ano iniciar uma discussão sobre interdisciplinaridade e propor o planejamento integrado e, em seguida, pensar na avaliação integrada”, disse.

Conforme Francimeire, antes da videoconferência, foi encaminhada a apresentação de como é realizada a avaliação integrada, os modelos, e como o CBZO trabalha. E, durante a webconferência, a equipe local fez o relato da experiência, e o Campus Camaçari tirou dúvidas para poder implantar o processo naquela unidade de ensino.

Para a pedagoga, a troca de experiência sobre a metodologia de avaliação integrada adotada nos cursos técnicos do CBVZO foi de grande relevância, pois representa o reconhecimento de uma ação que tem dado resultados, além de fortalecer a concepção de atuação em rede.

“Essa troca de experiência representa o reconhecimento pelo IFBA/Campus Camaçari de uma prática de integração curricular na perspectiva da interdisciplinaridade que reflete a necessidade de aperfeiçoamento constante do ato de planejar”, disse a pedagoga.

A ação desenvolvida no campus do IFRR objetiva propiciar o planejamento interdisciplinar de forma integrada, envolvendo os saberes por área do conhecimento; despertar no estudante a visão sistêmica sobre a complementariedade dos conhecimentos obtidos por área do conhecimento;  identificar a necessidade de revisão/adequação do currículo do curso; e possibilitar uma alternativa de cumprimento do currículo integral alinhado a formação integral do estudante.

 

Rebeca Lopes
Fotos: Nenzinho Soares
Ascom/Reitoria
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