Câmpus Boa Vista Zona Oeste inicia mais um curso técnico

por Virginia publicado 26/03/2015 21h39, última modificação 26/03/2015 21h39
Na noite de ontem (25), na Escola Estadual Elza Breves de Carvalho, o IFRR/Câmpus Boa Vista Zona Oeste realizou a aula inaugural de mais uma turma do Curso Técnico em Serviços Públicos e da primeira turma do Curso Técnico em Comércio.

Na noite de ontem (25), na Escola Estadual Elza Breves de Carvalho, o IFRR/Câmpus Boa Vista Zona Oeste realizou a aula inaugural de mais uma turma do Curso Técnico em Serviços Públicos e da primeira turma do Curso Técnico em Comércio. Além de membros do grupo gestor do IFRR, compareceram à solenidade o secretário adjunto de Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Roraima, senhor Enoque Rosas; a diretora do Departamento de Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED), senhora Márcia Helena Maia de Lima; e a diretora da Escola estadual Elza Breves, senhora Kátia Cilene Macedo.

Com a segunda turma do Curso Técnico em Serviços Públicos, o câmpus atenderá um total de 75 alunos. Já no Curso Técnico em Comércio na Modalidade Subsequente ao Ensino Médio, será qualificado um total de 30 estudantes.

O Curso Técnico em Serviços Públicos formará o profissional capacitado para: executar operações decorrentes de programas e projetos de políticas públicas; executar as funções de apoio administrativo; auxiliar no controle de procedimentos organizacionais; auxiliar na organização dos recursos humanos e materiais, bem como utilizar ferramentas de informática como suporte às operações.

Já o Curso Técnico em Comércio tem como objetivo formar técnicos em comércio capazes de: analisar o cenário atual e indicar melhores práticas no processo comercial e de gestão da inovação, visando à lucratividade do negócio, de forma ética e sustentável; diagnosticar problemas e necessidades por meio de metodologias adequadas e de recursos disponíveis, para propor soluções que possam auxiliar na organização de processos e fluxos da empresa, bem como contribuir para os processos ligados à comercialização, de acordo com as diretrizes organizacionais, reconhecendo e apontando benefícios da tecnologia aplicada ao comércio nos diversos ambientes, a fim de favorecer a perenidade dos negócios.

A diretora-geral do Câmpus Boa Vista Zona Oeste destacou os avanços alcançados pela nova unidade e enfatizou os fatores que, por vezes, influenciam na evasão escolar. “Muitos são os fatores que nos afetam: alguns positivos, como o aluno que consegue um emprego ou o aluno que ingressou num curso superior; outros negativos, como a violência, que amedronta grande parte dos estudantes da comunidade. No entanto, nunca recebemos reclamações sobre o curso, sobre os professores ou sobre a escola. Isso nos faz acreditar que estamos no caminho certo”, disse a diretora.

Para o reitor do Instituto Federal de Roraima, professor Ademar de Araújo Filho, que fez um panorama da evolução institucional nos últimos cinco anos, a presença do IFRR na região é estratégica, com vistas ao atendimento das classes menos favorecidas e carentes de formação profissional.  “O Instituto Federal, por meio do deste câmpus, tem a finalidade de oferecer uma educação profissional com a mesma qualidade do ensino oferecido nos demais câmpus e ainda verticalizar a formação de vocês, alunos. Esse é um desafio que assumimos como meta para 2016, pois queremos que, assim que concluírem o ensino técnico, ingressem no curso superior”, enfatizou.

Segundo a diretora do Departamento de Educação Básica da SEED, Márcia Helena Maia, o governo do estado tem a intenção de dar continuação às parcerias que vêm beneficiando as comunidades mais distantes dos grandes centros e propiciando o seu desenvolvimento educacional, cultural e social.

Ainda como parte da programação da aula inaugural, foi ministrada a palestra “O técnico em comércio no cenário econômico atual”, pelo coordenador de Estatística e Estudos Econômicos da Seplan/RR, senhor Milton Antonio do Nascimento. A aluna Claudeci Izaias Reis falou em nome da turma do Curso Técnico em Serviços Públicos sobre os resultados positivos obtidos pelos cursistas. Também foram distribuídos os fardamentos aos novos alunos e apresentado um vídeo motivacional, como forma de incentivar a permanência deles no curso, evitando, assim, a evasão escolar.

Veja mais fotos do evento em nossa página no facebook:

https://www.facebook.com/IFRROFICIAL#

Virginia Albuquerque

CCS/Reitoria

26/03/2015

« Junho 2019 »
month-6
Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6
  

 

inscreva_se aqui 2017_1