Ano letivo no CBVZO começa com mais de 300 alunos

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 04/02/2019 07h06, última modificação 04/02/2019 07h06
Mesmo com formatura de mais de 100 profissionais, depois de dois processos seletivos, o campus reinicia aulas com quase o mesmo quantitativo de estudantes de 2018
Ano letivo no CBVZO começa com mais de 300 alunos

Uma programação especial de acolhida para estudantes novatos e veteranos foi preparada pela gestão do campus e pelo Grêmio Estudantil

Como já é tradicional no IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), o ano letivo no CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste) começou com programação especial de acolhida aos alunos, veteranos e novatos.

E depois de dois processos seletivos, um no fim de 2018 e outro em janeiro deste ano, a unidade de educação do IFRR na zona oeste de Boa Vista, começa 2019 com 330 estudantes divididos entre os cursos técnicos de Comércio e Serviços Públicos, nas modalidades Integrado e Subsequente.

A diretora-geral do campus, professora Cida Medeiros, abriu o ano letivo chamando a atenção para o calendário escolar, previamente publicado no site da unidade e nas redes sociais da instituição, e apresentando toda a equipe que os estudantes terão à disposição para desenvolver os estudos nos cursos em que foram aprovados.

“Estávamos ansiosas para reiniciar os trabalhos aqui e receber todos vocês. Nosso campus é sem vida sem os alunos, e sentimos muita alegria em poder voltar a trabalhar com nossos alunos. Para isso, nos programamos, nos preparamos com o nosso encontro pedagógico e depois organizamos esta acolhida especial para que vocês entendam e sintam o quanto são importantes para nós, que atuamos com foco totalmente voltado para vocês, alunos”, declarou a gestora.

O diretor de Ensino do CBVZO, professor Isaac Sutil, destacou que este primeiro dia de aula é importante para que todos entendam o que é o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima, como funciona o Campus Boa Vista Zona Oeste, o que os estudantes terão à disposição para levar da melhor maneira a vida acadêmica e como os pais podem contribuir para isso.

“Hoje apresentamos nosso campus, as equipes, explicamos as regras de funcionamento e esperamos que todos possam aproveitar, da melhor maneira, a estrutura oferecida e os profissionais capacitados que temos aqui”, comentou o diretor.

A presidente do Grêmio Estudantil do CBVZO, Mairla Fernandes, informou que, além da programação organizada pela gestão do campus e pelos professores, a entidade representativa dos alunos também organizou uma ação especial para a acolhida dos estudantes, veteranos e novatos, visando disponibilizar todo o apoio possível aos colegas.

“Nós convidamos a organização social Força Jovem, que vai apresentar um projeto universitário abordando a vida escolar e acadêmica, o currículo, os cursos de aperfeiçoamento, entre outros assuntos e ações como gincana e outras atividades”, disse a presidente, destacando que a expectativa é que todos, novatos e veteranos, aproveitem, da melhor maneira, a estrutura e o preparo da instituição de ensino, e informando que, para ajudá-los, alguns projetos de cultura e integração estão em andamento e em breve serão colocados em prática.

Os pais de alunos também estão com expectativas positivas para o início da nova fase dos estudantes no CBVZO, como Leila Soares, que teve a filha aprovada no curso Técnico de Serviços Públicos integrado ao ensino médio. “A minha expectativa é a melhor com a entrada da minha filha em uma instituição de ensino federal como esta. Acredito que vai melhorar o desempenho dela na vida escolar, com mais disciplina, tolerância e preparo para o futuro”, declarou.

Emanuel Zózimo também é pai de um aluno aprovado para o CBVZO. Ele declarou que está muito ansioso para verificar como será o desempenho acadêmico do estudante a partir de agora. “As expectativas para nossa família são as melhores, pois ter acesso à uma instituição de ensino de referência como o Instituto Federal de Roraima é muito importante para nós. Esperamos então, realmente, que ele saia daqui mais preparado, tanto para as próximas etapas de ensino como para a vida profissional”, comentou.

Fotos: Gildo Jr

CCS/CBVZO-IFRR