Integração entre ações de ensino, pesquisa e extensão será foco do CBVZO em 2018

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 02/02/2018 21h05, última modificação 07/02/2018 18h43
Mais e novas atividades, dentro dos três eixos da educação, deverão ser desenvolvidas no campus visando ao benefício da comunidade e à otimização do aprendizado dos alunos

Durante dois dias, professores do CBVZO assistiram a palestras sobre ensino, pesquisa e extensão e planejaram como realizar a integração da melhor maneira possível para os alunos

Você já deve ter ouvido falar, diversas vezes, em ações de extensão ou de que é preciso investir mais em pesquisa e melhorar o ensino. E, algumas vezes, deve ter visto esses três termos usados em uma única fase, como no tema do Encontro Pedagógico 2018.1 do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO): “Ensino, pesquisa e extensão: uma integração necessária”.

Mas você sabe exatamente o que significa cada uma dessas palavras empregadas à educação e como a integração das ações relacionadas a esses termos pode realmente favorecer o aluno? Pois bem, vamos entender!

O ensino é a transmissão de conhecimentos para alunos por meio de um professor. A pesquisa é a aplicação desse conhecimento na busca de novos. E a extensão é a aplicação desse conhecimento adquirido nas fases de ensino e pesquisa em ações voltadas para as comunidades – geralmente onde  as instituições de ensino estão inseridas.

O CBVZO já desenvolve algumas ações de pesquisa e extensão destinadas à comunidade do Conjunto Cidadão e adjacências, região onde fica localizada a sede da unidade de ensino do IFRR. As ações giram em torno de diversas temáticas, como saúde e meio ambiente, no entanto, agora, com a instalação de toda a equipe e das turmas no campus, que deverá começar a funcionar em fevereiro, essas atividades deverão ser intensificadas, beneficiando a população local, mas, sobretudo, os estudantes, que poderão pôr em prática o aprendizado recebido e obter novos conhecimentos.

Para isso, a equipe pedagógica do CBVZO e os professores estiveram reunidos por dois dias, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RR), discutindo estratégias de otimização das ações para a melhoria dessas três áreas da educação, com foco na melhoria do aprendizado efetivo do aluno.

O professor Wilson Alves considera que a discussão dessa temática foi oportuna, pois, para ele, é necessário que esses eixos sejam tratados  cada vez mais com atenção, visando estimular no aluno a participação além da sala de aula, ampliando os horizontes para a pesquisa, a extensão e a inovação tecnológica, já que todas as atividades são desenvolvidas dentro de uma instituição de educação, ciência e tecnologia.

“Como professores, temos que ajudar os nossos alunos a pensar fora da caixa, a estar preparados para mercado, que se apresenta cada dia mais competitivo. Mas, para isso, temos de estar preparados para fazer esse acompanhamento e melhoria”, declarou Alves.

A professora Elida Bonifácio destacou as palestras ministradas aos professores. Ela relatou que puderam discutir, além do importante papel que desempenham na educação do aluno que têm, a maneira de continuar desempenhando esse papel, dando atenção a si próprio também, pois é preciso estar bem consigo mesmo para poder dar o melhor para a turma.

“Esse momento é um momento necessário de discussões e planejamento sobre o como fazer para atingir novos resultados, para melhorar o que já vínhamos realizando de bom, com as ações integradas que já pudemos apresentar, além de ajustar o que não estiver adequado. Mas o diferencial desse encontro é que tivemos a oportunidade de focar um pouco também a situação do professor, do quanto é importante que esteja bem de saúde, que esteja bem  consigo mesmo, para que possa também oferecer um bom ensino, ensino este que tem que sempre estar integrado à pesquisa e à extensão para que possamos colaborar com nossa comunidade”, comentou Elida.

A coordenadora do encontro, a pedagoga Fracimeire Sales, acredita que o objetivo do encontro foi alcançado, visto que foram traçadas novas metas para 2018 e firmados compromissos pelos professores visando a que o aluno realmente tenha a educação de qualidade que busca na instituição. “Entendemos que um ensino bem planejado pode fortalecer  as atividades de pesquisa e, em consequência, as ações de extensão que beneficiam a nossa comunidade, mas principalmente o aluno, que é quem ganha mais com essa organização e efetivação das metas propostas na unidade de ensino. E nosso foco final sempre será disponibilizar a melhor educação para ele”, declarou.

Sheneville Araújo
Fotos: Gildo Jr