Voto ético é tema de debate entre estudantes do CBVZO

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 11/06/2018 12h26, última modificação 11/06/2018 12h26
O evento é uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral e faz parte da programação de 25 anos do instituto

Uma ação voltada à promoção do exercício da cidadania fará parte da programação comemorativa dos 25 anos do IFRR, no CBVZO.  Por meio da parceria com o TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral de Roraima), a campanha Voto Ético chega à mais nova unidade de ensino do instituto nesta segunda-feira, dia 11.

Os estudantes do ensino técnico subsequente ao médio, dos cursos de Comércio e Serviços Públicos participarão de um debate sobre o tema, a partir de uma palestra esclarecedora ministrada por um representante do tribunal, João Batista Silva, às 19h30, no auditório do campus.

O objetivo da campanha do TRE-RR, que passará a ser promovida dentro do CBVZO, é sensibilizar a maior quantidade de cidadãos possível a respeito da responsabilidade que é o direito e o exercício do voto, com foco na importância do processo eleitoral e nas consequências das escolhas dos eleitores.

Para o professor de sociologia do campus, Denison Rafael Silva, essa ação é uma grande oportunidade para os estudantes, pois ele destaca que será um momento para refletir sobre o voto ético e a possibilidade pensar o sentido de ser cidadão, inclusive os valores para cultivar, em uma perspectiva prática, ou seja, a maneira como o cidadão  compreende que interfere na dinâmica do Estado.

“Um dos instrumentos mais importantes da democracia é a possibilidade de tomar decisões, apontar caminhos e pensar a dinâmica da sua cidade. Ser cidadão deve transcender o seu conceito formal, no caso de ter direitos e deveres, ou mesmo, votar e ser votado. Quando ligamos o ato de votar à questão ética, estamos trazendo à tona que nossas ações têm consequências positivas ou negativas na sociedade e depende dos valores que cultivamos”, observou.

E ao enfatizar a necessidade que todos os alunos do campus participem desse evento, ele ainda destaca que refletir sobre o voto ético é pensar nossas ações tomadas antes, durante e depois das eleições. “É um processo para tomada de consciência e responsabilização dos indivíduos quanto ao futuro de sua comunidade na democracia representativa. Quando ligamos essa representação, temos que estar cientes que não estamos isentos de responsabilidades de fiscalização e acompanhamento de todo o processo democrático”, explicou.

Sheneville Araújo

Foto: Gildo Jr