Estudantes do CBVZO pedem melhorias para o Conjunto Cidadão

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 28/09/2017 17h47, última modificação 28/09/2017 17h47
Antes da participação na Sessão Itinerante da Câmara de Boa Vista, os alunos dos cursos subsequentes do CBVZO se preparam nas aulas de Sociologia, Filosofia e Ética
Estudantes do CBVZO pedem melhorias para o Conjunto Cidadão

Sessão Itinerante da Câmara de Boa Vista, realizada nesta última quarta-feira, dia 27, no Bairro Laura Moreira, contou com a participação ativa dos estudantes do CBVZO

Alunos dos cursos técnicos de Comércio e Serviços Públicos, subsequentes ao ensino médio, do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) fizeram questão de participar da Sessão Itinerante da Câmara de Boa Vista, realizada nesta última quarta-feira, dia 27, no Bairro Laura Moreira, para ouvir as necessidades da população dos Conjuntos Cidadão, Cruviana e Manaíra.

Os estudantes se prepararam previamente para garantir uma participação de qualidade no evento. Segundo o professor de Sociologia, Filosofia e Ética do CBVZO, Denison Rafael, em aulas anteriores à sessão, os alunos receberam informações e debateram temas relacionados à cidadania com intuito de desenvolvimento do senso crítico e participação política.
Para ele, a sessão se trata de uma importante ação, e a participação do CBVZO foi fundamental para garantir uma inserção efetiva na nova estrutura acadêmica na comunidade. “Todos os professores da noite aderiram. Além disso, está se estreitando a relação do IFRR/CBVZO com a Legislativo municipal, por meio do vereador Linoberg Almeida, para que haja uma mudança simbólica e efetiva até nossa chegada ao novo campus. Até que isso ocorra, diversas ações, que estão sendo viabilizadas pela Direção do campus, ainda deverão ser realizadas para que as solicitações e as demandas ainda existentes para o local sejam atendidas”, explicou.
Um dos estudantes que se manifestaram durante o evento foi Isaac Eduardo Braga de Lima. Ele citou que diariamente a zona oeste da cidade é noticiada de forma negativa, devido a problemas na segurança pública da região, marcada por alta criminalidade. “Muitos desses crimes ocorrem aqui no Conjunto Cidadão, e nossa reivindicação é que algo seja feito para melhorar a segurança aqui para esta comunidade”, cobrou.
A estudante Glícelia Romero da Silva também fez uso da palavra, representando os colegas, e o tema da segurança pública também foi abordado por ela. “A falta de segurança pública é uma preocupação constante da população daqui; falta iluminação em muitas ruas e há muitas ruas que não têm condições nem de tráfego, fazendo com que sejamos obrigados a andar somente por algumas vias, que também não apresentam segurança para a população”, reclamou.
As reclamações foram registradas pela comissão da Câmara para possível viabilização de medidas a serem adotadas pelo município para melhorias nessa área da cidade. O vereador Linoberg Almeida, que convidou o campus para o evento, garantiu que acompanhará o andamento das demandas no Legislativo municipal.
Ele avaliou como positiva a participação dos alunos do CBVZO na Sessão Itinerante. “Acredito que a vinda da comunidade acadêmica para a zona oeste deve dar um grande impulso no desenvolvimento dos bairros da região. É oportunidade de estimular a ciência no bairro”, destacou.

SHENEVILLE ARAÚJO
28/9/2017