Encontro Pedagógico discutirá integração de ensino, pesquisa e extensão no CBVZO

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 30/01/2018 15h40, última modificação 01/02/2018 13h42
Um diferencial desta edição do evento será o lançamento do Programa de Formação Continuada de Professores do CBVZO

O início das aulas está se aproximando, dia 15 de fevereiro, e novamente as equipes do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), professores, coordenadores de ensino pesquisa e extensão, apoio pedagógico, entre outros, se preparam para oferecer o melhor para os estudantes que iniciarão e para aqueles que retomarão as aulas na unidade do IFRR.

Uma das ações de preparação dos profissionais do campus é o Encontro Pedagógico, atividade prevista no calendário acadêmico, com realização a cada início de semestre. E, para este, que será realizado nos dias 1.º e 2 de fevereiro, o tema é “Ensino, pesquisa e extensão: uma integração necessária”.
A palestra de abertura do evento será com o professor doutor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) Pedro Menin, que abordará o tema “Teorias da aprendizagem para promoção do estudante”. Em seguida, na parte da tarde, está programada a palestra da professora mestra em Ciências da Educação e doutora em Ciências Sociais Daygles Maria de Souza Lima, que falará sobre “Avaliação da aprendizagem na indissociabilidade do ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica”.
Segundo a pedagoga do campus Francimeire Sales, essa edição da atividade semestral foi organizada com base no resultado de  pesquisa realizada com os professores do campus no fim de 2017 para a definição da temática a ser abordada.
O segundo dia do encontro, dia 2, será marcado pelo lançamento do Programa de Formação Continuada de Professores do CBVZO e por orientações sobre planejamento: plano de ensino, plano de visita técnica, projeto integrado, avaliação integrada e concurso de redação. Os responsáveis por esse momento serão os coordenadores de cursos e a equipe pedagógica.
A pedagoga informou que o plano também foi elaborado com base nos resultados da pesquisa, que apresentou os temas que despertam mais o interesse dos professores da unidade de ensino para a formatação dessa ação. “O plano prevê a oferta de cursos de curta duração que possibilitem o desenvolvimento de competências e habilidades na área específica de atuação e em outras áreas do conhecimento que favoreçam o aperfeiçoamento da prática docente”, explicou.
Está programada ainda uma atividade de intervenção da área de Psicologia, e o encontro deverá encerrar-se com a socialização das ementas para a construção dos projetos integrados pelos educadores.
Francimeire Sales disse que a expectativa é que as discussões resultem na articulação entre os professores para a realização de ações integradas durante o semestre letivo que favoreçam o sucesso escolar do aluno.

SHENEVILLE ARAÚJO
Composição gráfica: Gildo Jr