Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2018 ministram palestra para alunos do ensino médio

por Virginia publicado 12/06/2019 22h45, última modificação 12/06/2019 22h45

Na manhã desta quinta-feira, 13, a partir das 10 horas, no auditório do Campus Boa Vista (CBV), os vencedores do Prêmio Nacional Sesc de Literatura 2018 participarão de uma roda de conversa com os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da unidade de ensino.

A ideia de trazer os escritores premiados ao campus surgiu de uma parceria entre o CBV e o Sesc, mediada pela professora de Língua Portuguesa Aline Cavalcante Ferreira. Ela desenvolve projetos na área de literatura com os alunos do ensino médio. Também já lançou duas edições do livro Olhares Poéticos, resultado do projeto Sarau Literário.

“Como professora de Língua Portuguesa e Literatura, fico muito feliz de poder proporcionar esse bate-papo entre os ganhadores do Prêmio Sesc de Literatura 2018 e os alunos do cursos técnicos integrados ao ensino médio do CBV. Acredito que, por meio da literatura, o indivíduo amplia o seu horizonte linguístico, social e educacional. Entre tantas funções que a leitura tem, destaco a função social, de contribuir para a formação completa do indivíduo, para a construção de sua identidade e para que tenha um papel mais ativo na sociedade. Na verdade, não há limites para o que a leitura pode proporcionar. Propiciar aos nossos alunos esses encontros com autores tão novos, essa troca de experiência, certamente pode inspirá-los também a adentrar o mundo da escrita literária”, disse Aline.

Escritores – Os escritores vencedores do prêmio em 2018 são Tobias Carvalho, do Rio Grande do Sul (RS), e Juliana Leite, do Rio de Janeiro (RJ). Tobias concorreu ao prêmio com a obra Coisas. Já Juliana foi premiada pelo romance Entre mãos.

Prêmio – Lançado pelo Sesc em 2003, o concurso identifica escritores inéditos cujas obras tenham qualidade literária para edição e circulação nacional. Além de incluí-los em programações literárias do Sesc, o prêmio abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record. Mais do que oferecer uma oportunidade aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista