Palestra sobre diálogo com os pais destaca a importância da participação destes na vida escolar dos filhos

por Virginia publicado 19/08/2019 20h54, última modificação 19/08/2019 20h54
O evento ocorrerá nesta quinta-feira, 22, às 16 horas, no auditório do Campus Boa Vista (CBV).

Uma ação inovadora pretende ampliar as possibilidades de debates com os pais, os familiares e os cuidadores dos alunos. Idealizada pela professora Alexandra de Oliveira Rodrigues Marçulo, em parceria com professora Jéssyka da Silva Santos Costa, a palestra “Dialogando com pais sobre desafios e possibilidades na arte de educar” ocorrerá nesta quinta-feira, 22, às 16 horas, no auditório do Campus Boa Vista (CBV).

A ação, que faz parte do projeto Família na Escola, desenvolvido pelo CBV desde 2017, surgiu da necessidade de sensibilizar os pais, os familiares e os demais cuidadores, como tios e avós, sobre a importância da participação da família na vida escolar e social dos adolescentes, desenvolvendo comportamentos mais assertivos na criação e na educação, a fim de tornar prazerosa e saudável a relação com estes.

Pretende-se ainda, entre outras finalidades, propor aos pais um exercício de autoconhecimento para que reflitam sobre os desafios, as possibilidades e as expectativas em relação ao árduo processo de educar, além de discutir como eles podem ajudar os filhos a aumentar o desempenho escolar.

Outra vertente dessa ação é trabalhar as relações de amor e respeito entre pais e filhos, enfatizando o papel dos genitores na construção da personalidade, do caráter e de habilidades sociais dos filhos.

Alexandra Marçulo afirma que é de fundamental importância que os pais tenham consciência de seu verdadeiro papel. “Diante do atual contexto de fragilização dos laços familiares, é de extrema importância que os pais desenvolvam a percepção de que suas atitudes refletem diretamente no comportamento dos filhos. E, nesse sentido, visamos ajudar os pais a motivar, orientar, reforçar os comportamentos positivos de seus filhos, melhorando, assim, o relacionamento e despertando todo o potencial destes. Os pais precisam estabelecer uma relação mais participativa e compreensiva nessa fase de desenvolvimento”, disse.

Família na escola – A principal finalidade do Família na Escola é mostrar à comunidade e aos pais a necessidade de luta conjunta, de apoio mútuo, de união, para vencerem as barreiras e trazerem benefícios aos alunos. Compete à escola mostrar aos pais a importância do saber nos dias de hoje, uma vez que a colocação no mercado de trabalho está diretamente relacionada aos anos de escolaridade e à competência profissional.

Na era do conhecimento, não basta o aluno frequentar a escola. Ele precisa se dedicar, estudar, aprender, e, nesse particular, os pais podem ajudar. Uma forma de colaborarem para a evolução escolar dos filhos é participar desses momentos de debates e trocas de experiências sobre temas relevantes.

Segundo a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, a ação vem ao encontro de uma antiga demanda institucional de estreitar os laços com as famílias. “Esse projeto representa uma iniciativa, há muito pensada, no sentido de aproximar os pais da escola e dos filhos, a partir de uma discussão e reflexão a respeito de temas tão importantes para o dia a dia da família. Nesse sentido, ao recebermos a professora Alexandra, aproveitando sua formação, achamos interessante organizar um projeto que fosse além da questão de os pais virem à escola somente para momentos festivos ou para verificar o rendimento escolar dos filhos, ou seja, um projeto que os levasse a refletir sobre o seu dia a dia, como pais e familiares, sobre os desafios que hoje temos diante da educação da juventude que ora recebemos”, disse.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista