NOSSOS AUTORES – A segunda reportagem da série aborda questões didático-pedagógicas da área de Educação Física

por Virginia publicado 27/05/2019 21h05, última modificação 29/05/2019 14h44
Ex-professor do IFRR, em parceria com pesquisadores de outras instituições, escreveu um dos artigos de um livro que trata desse tema

Na obra Os professores como intelectuais – Novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física escolar brasileira, Alexander Cardoso Barreiros Bonfim, ex-professor do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), é um dos autores do capítulo “Intelectuais em parceria: pesquisadores e professores de Educação Física escolar trabalhando juntos”. Ele escreveu o trabalho em conjunto com os pesquisadores Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva (IFSP), Daniel Teixeira Maldonado do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Valdirene Aline Nogueira da Universidade Guarulhos (UNG).

Atualmente, o professor Alexander atua na Universidade da Força Aérea (Unifa), no Rio de Janeiro. Ele disponibilizou quatro exemplares do livro ao CBV como forma de disseminar conhecimento e agradecer ao IFRR o acolhimento recebido quando atuou na instituição. “Este livro trata das teorias didático-pedagógicas da formação de Licenciatura em Educação Física, dos docentes que trabalham no dia a dia das escolas, que pensam sua prática e que, com isso, ressignificam a teoria em função de suas ações”, disse. “Foi uma construção extremamente democrática, pois mais de trinta professores de Educação Física participaram como autores: epistemólogos, docentes formadores e aqueles que, do interior das quadras poliesportivas, puderam contribuir com suas experiências práticas e suas reflexões sobre a teoria que de lá emerge. Minha pequena contribuição vem no capítulo nove, em que fundamento a formação continuada de professores a partir da Teoria da Complementariedade, com base nos apontamentos de Echeverry, uma metodologia de formação a partir do cotidiano escolar. Penso que esse livro poderá servir como fonte de consulta tanto para o acadêmico como para aqueles que já passaram pela formação inicial, mas encontram dificuldades na articulação entre a teoria e a prática docente do chamado ‘chão das escolas’”, completou.

A entrega dos livros foi realizada, no dia 17, pelo professor Gilberto Pires, que reforça a relevância da publicação. “A obra mostra os esforços realizados por docentes que lecionam em universidades para formar professores desse componente curricular e que sistematizam reflexões relacionadas com pesquisas realizadas no cotidiano das aulas de Educação Física. São ricas experiências pedagógicas realizadas em diferentes ciclos de escolarização da educação básica, desvelando como os docentes dessa disciplina produzem suas ações didáticas, tematizando diversificadas manifestações da cultura corporal do movimento, mesmo que, muitas vezes, não tenham as condições de trabalho adequadas e o reconhecimento profissional”, disse.

Pires destaca ainda as contribuições a partir das discussões levantadas no capítulo escrito por Alexander. “O capítulo trata de reflexões no campo epistemológico quanto à questão do professor como intelectual. Para os autores, o professor intelectual não é somente aquele que continua seus estudos após concluir o curso de graduação, mas, sim, aquele que pensa sobre o seu ser profissional; o que inclui o contexto em que trabalha, as pessoas com as quais interage, que investiga aspectos que não conhece bem, que desvela as faces do desconhecido por meio da indagação e que, com base nesse desvelar, caminha no sentido de modificar a realidade que passa a perceber”, explicou.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista