IFRR é parceiro na realização do workshop Redação de Patentes além dos Guias

por Virginia publicado 22/07/2019 19h15, última modificação 23/07/2019 19h18
O evento tem como público-alvo pesquisadores, empresários, gestores e inventores, independentemente de conhecimento prévio sobre patentes.

Nos dias 1º e 2 de agosto, ocorrerá, na sala de teleconferência II do Campus Boa Vista (CBV), o workshop Redação de Patentes além dos Guias, que será ministrado por Henry Suzuki, sócio-diretor da Axonal Consultoria.

O evento tem como público-alvo pesquisadores, empresários, gestores e inventores, independentemente de conhecimento prévio sobre patentes, e o objetivo é capacitar os participantes a dar os primeiros passos na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados ao tema, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos.

Palestrante – Henry é sócio-diretor da Axonal Consultoria Tecnológica; consultor colaborador da Questel Consulting (FR); agente da Propriedade Industrial; especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas; graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); agente do Questel Orbit no Brasil; titular da cadeira 2 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil – Academia Nacional de Farmácia; além de empreendedor, inventor, e cocriador da Rede Mentores do Brasil.

Programação – O primeiro dia será reservado para revisão de aspectos conceituais sobre patentes e seu impacto na estratégica de redação e de tramitação. No segundo dia, serão realizadas atividades práticas guiadas para exercitar a lógica de leitura e redação. Também serão realizadas oficinas de busca de patentes e mapeamento de segmentos tecnológicos, com base em informações contidas em patentes. 

Além do IFRR, o workshop está sendo organizado por diversas organizações do ecossistema de empreendedorismo e inovação, entre elas a Universidade Federal de Roraima (UFRR), a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Startups Network, a Mentores do Brasil e o Conselho Federal de Farmácia.

A diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica do CBV, professora Saula Leite Oliveira, ressalta a importância do evento e convida a comunidade acadêmica para participar. “Esse é o primeiro evento dessa natureza que será realizado no âmbito do IFRR, sendo de suma importância a participação de professores e alunos pesquisadores, pois esclarecerá muitas questões no que se refere à proteção de seus inventos ou pesquisas, bem como ensinará como se deve realizar a busca de anterioridade da ideia e da pesquisa. Por isso, ressaltamos a importância da participação de todos”, disse.

Outras informações podem ser obtidas por meio do endereço  https://www.axonal.com.br/capacitacao_info.php?id=178

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
22/7/19