IFRR é parceiro na realização de congresso de psicologia organizacional

por Virginia publicado 16/07/2019 20h55, última modificação 16/07/2019 21h18
O evento ocorrerá no período de 26 a 28 de setembro de 2019, no Auditório Alexandre Borges, na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) é um dos parceiros na realização do I Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Região Norte, que ocorrerá no período de 26 a 28 de setembro de 2019, no Auditório Alexandre Borges, na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

O evento tem como objetivo proporcionar aos estudantes e aos profissionais espaços de reflexões e trocas de experiências sobre a formação e a atuação do psicólogo na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, bem como sobre referenciais, políticas e práticas de atuação desse profissional em contextos organizacionais diversos.

A professora do CBV Alexandra de Oliveira Rodrigues Marçulo é a presidente do evento e a representante da Região Norte na Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT). “Esse evento tem como objetivo trazer à tona os aspectos voltados à relação homem e trabalho, uma vez que a psicologia das organizações tem esse papel. A gestão de pessoas visa a um novo olhar dessa relação, visto que, ao longo dos anos, têm ocorrido mudanças nos comportamentos organizacionais, tanto em nível estratégico das organizações como nas relações que as pessoas estabelecem em seu contexto de trabalho. Daí a necessidade de um evento como esse, principalmente porque hoje se buscam pessoas comprometidas com seu trabalho, que estejam mais engajadas em suas atividades, e isso vai refletir num clima organizacional mais adequado. Essas discussões promovem também aspectos motivacionais, competências socioemocionais, que irão diminuir os agentes estressores dentro do contexto de trabalho e colaborar para a saúde mental do trabalhador, evitando-se, assim, altos índices de absenteísmo, de afastamento do trabalho em razão de problemas originados no ambiente de trabalho”, disse.

A programação do congresso contará com minicursos, palestras, simpósios, conferências e mesa-redonda. Essas atividades versarão sobre os seguintes temas: atuação e formação do psicólogo; comportamento humano no trabalho e nas organizações; gestão de pessoas em organizações; políticas públicas e organizacionais; trabalho, família e sociedade; bem-estar e qualidade de vida nas organizações; além do desenvolvimento profissional com base nos indicadores, na intervenção e na promoção da saúde mental do trabalhador. “Portanto, a psicologia das organizações do trabalho tem como intuito proporcionar um olhar diferenciado para esse capital humano, de forma a compreender como se estabelecem essas relações dentro do contexto do trabalho e aquilo que afeta o colaborador, repensando ambos os papéis, tanto da organização para com o funcionário como do funcionário para com a organização”, finalizou Alexandra. 

Convidados – Entre os palestrantes, o evento terá a participação dos seguintes profissionais: Profª. Dra. Maria Cristina Ferreira (Universo); Profª. Dra. Cristiane Faiad de Moura (UnB); Prof. Dr. Marcos Aguiar (UFRJ e UFRRJ); Profª. Dra. Luciana Mourão (Universo); Profª. Doutoranda Fernanda Gonçalves da Silva (UFRJ), Me. Darlim Saratt Mezomo (Núcleo de Qualidade de Vida e Saúde do Trabalhador/PMBV); Prof. Dr. Marcelo Henklain (UFRR), entre outros.

A comissão organizadora destaca que todos os professores são renomados em suas áreas de pesquisa, especialistas ou catedráticos, além de figuras notáveis e reconhecidas no cenário estadual, nacional e internacional em temáticas voltadas à Psicologia Organizacional e do Trabalho e áreas afins.

Diante do currículo dos palestrantes, estão sendo esperados, aproximadamente, 200 participantes de toda a Região Norte. Os convites para participação foram estendidos às universidades, aos órgãos públicos, aos centros de formação e ao Instituto Federal de Roraima.

Apoio – Além do CBV/IFRR, o evento conta com o apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP), da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT). Entre outras finalidades, o congresso regional será um evento preparatório para o 9º Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, em 2020.

Produto Final – O evento tem ainda como proposta de produto final reunir e avaliar trabalhos submetidos, resumos expandidos e material das atividades desenvolvidas, com o objetivo de organizar um livro a ser utilizado em contextos de ensino voltados à Psicologia Organizacional e do Trabalho.

As inscrições para os participantes e para os que vão fazer a submissão de trabalhos já estão abertas no endereço https://www.even3.com.br/Icpotregiaonorte


Agenda:

I Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Região Norte
Período: 26 a 28 de setembro 2019
Local: Auditório Alexandre Borges/UFRR (Campus Paricarana, Av. Cap. Ene Garcez, nº 2413, Bairro Aeroporto, Boa Vista/RR)

Secretaria do Evento:
Email: secretariacpotregiaonorte@gmail.com 
Telefone: (95) 99116-5801

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
16/7/2019