Gincana promove atividades recreativas e esportivas na Capital e no interior

por Virginia publicado 28/05/2019 21h39, última modificação 28/05/2019 21h39
A gincana foi realizada nos três municípios polo EAD onde o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência em Educação Física Escolar na modalidade a distância foi ministrado, e atendeu cerca de 600 pessoas.

Entre os meses de abril e maio, o Departamento de Educação a Distância (Dead) do Campus Boa Vista (CBV), por meio da Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência em Educação Física Escolar na modalidade a distância, do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes), realizou a 1.ª Gincana de Educação Física Escolar dos Cursos de Pós-Graduação em EaD em Docência da Educação Física Escolar (GEFEPEaD).

Gincana – A 1.ª GEFEPEaD teve como objetivo proporcionar um espaço de convívio social a estudantes do ensino fundamental e médio, professores, servidores de instituições escolares e comunidade em geral, por meio de atividades lúdicas, esportivas, culturais, ecológicas e comunitárias.

A gincana foi realizada nos três municípios polo EAD onde o curso foi ministrado e atendeu cerca de 600 pessoas. Em Rorainópolis, participaram da atividade os alunos das escolas municipais Joselma Lima de Souza e Hildemar Pereira de Figueiredo; em Mucajaí, os das escolas municipais Irmã Leonilde Dal Pos, Jesus de Nazaré e Edmundo Marinho, localizada na Vila Tamandaré; e, em Boa Vista, os da Escola Estadual Mário David Andreazza, os do Projeto Crescer, da Prefeitura Municipal de Boa Vista, e estudantes do Campus Boa Vista do IFRR.

Organização - O evento foi realizado em parceria com a Diretoria de Extensão (Direx) e a Diretoria de Ensino (Diren) do Campus Boa Vista (CBV) como parte prática da disciplina Projetos em Educação Física Escolar, ministrada pela professora Márcia Senna. “A área de educação física escolar contempla uma diversidade de ações lúdicas como jogos, esportes, brincadeiras, ginástica, entre outras manifestações como a capoeira e a dança. Essa área oportuniza também, por meio da competição, a integração e o aprendizado, com a abordagem de temas relevantes como “saúde e qualidade de vida na escola”, “educação ambiental” e “esporte da escola”. A principal retribuição que temos com o desenvolvimento dessas ações é a reflexão acerca do nosso papel como profissionais da Educação Física. Por meio da integração dos jovens, do trabalho de valorização da diversidade, podemos transformar vidas”, disse.

Coordenadora do curso de pós-graduação, Luciana Leandro Silva afirma que a ação foi de suma importância por proporcionar aos alunos a aquisição e ampliação de saberes. “Além de os alunos aplicarem na prática os conhecimentos relacionados à sua área de formação, possibilitaram a integração entre várias escolas por meio do contato entre as equipes inscritas na gincana. O objetivo do curso foi atingido, pois visa ampliar essa formação dos profissionais recém-formados na área de educação física escolar, uma vez que a relação teoria e prática foi efetivada, como comprovado na avaliação do evento”, avaliou.

De acordo com a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, o evento propiciou aos pós-graduandos uma vivência concreta de sua especialização. “Garantir na Educação a Distância momentos de prática, proporcionar ações no seu local de trabalho e aproximar a comunidade estudantil dessa formação foram as marcas do projeto capitaneado pela equipe da EAD”, disse.

CCS/Campus Boa Vista
28/5/2019