Campus Boa Vista realiza terceira edição do Circuito de Palestras para Estrangeiros

por Virginia publicado 17/06/2019 19h25, última modificação 19/06/2019 13h40

Nesta quarta-feira, 19, das 13h30 às 21h, no Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), ocorrerá a terceira edição do Circuito de Palestras para Estrangeiros, com o tema IF Acolhe. O evento é uma realização da Diretoria de Extensão (Direx) e tem como objetivo refletir acerca da valorização das oportunidades e do incentivo à capacidade de resiliência diante dos acontecimentos cotidianos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

O público-alvo são os imigrantes alunos dos cursos de Português ofertados pelo campus e seus familiares. A expectativa dos organizadores é que sejam realizados cerca de 200 atendimentos. Um importante serviço que será disponibilizado é o teste rápido de HIV.

Ações – Por meio dos serviços que o campus dispõe e também de parcerias, serão ofertados diversos serviços na área da saúde, como atendimento médico com clínica geral, odontologia, enfermagem e psicologia, além de recreação infantil.

Circuito – O projeto IF Acolhe é desenvolvido desde 2017, com o intuito de envolver os imigrantes, independentemente de sua condição econômica, política, cultural e social, em atividades educacionais, sociais e profissionais.

O coordenador do evento, Baronso Lucena, informa que as palestras são abertas aos públicos interno e externo. “É importante salientar que, apesar de o público-alvo serem os alunos imigrantes dos cursos ofertados pelo campus, as palestras são abertas ao público em geral, pois nosso objetivo é propiciar esse espaço de discussão e convivência para imigrantes e não imigrantes”, disse.

Segundo a diretora de Extensão, professora Marilda Vinhote Bentes, esse evento é uma das formas mais positivas de a instituição cumprir com sua responsabilidade social. “É gratificante para mim, como pessoa e docente, contribuir para a responsabilidade social frente a tantas situações conflitantes que causam, no mínimo, desespero, principalmente em se tratando de questões econômicas. Fazer algo que pode propiciar impacto positivo na vida de alguém ou de uma comunidade é também contribuir para que o IFRR cumpra seu papel social. O trabalho voluntário dos nossos servidores, colaboradores egressos e pessoas da comunidade que se unem a nós promove o bem-estar e, em muitos casos, transformações de duras realidades, pois, ao doar algumas horas do nosso dia, levando em consideração a economia, a educação, o meio-ambiente, a saúde, as atividades locais e outras, significa muito para eles [os imigrantes]”, declarou.

São parceiros do evento o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RR), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Universidade Federal de Roraima (UFRR),  a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a Associação Roraimense pela Diversidade Sexual (Grupo DiveRRsidade).

Programação:

13h30 – Distribuição de senhas para atendimento médico (espaço de convivência)

14h10 – Início dos atendimentos médicos (espaço de convivência)

14h20 às 18h - Atividades recreativas para crianças (ginásio)

19h – Cerimônia de abertura (auditório)

19h10 – Palestra 1: “Empreender é possível!”

Palestrante: Dr. Gelso Pedrosi Filho (UFRR)

19h30 – Apresentação cultural “O conto do barba negra”  (Cia. Arteatro)

19h40 - Palestra 2: “Educação para o trânsito e direção defensiva”

Palestrante: Vilmar Florêncio Barbosa (Detran/RR)