AÇÃO SOCIAL – Servidores do Campus Boa Vista doam material para confecção de máscaras caseiras

por Virginia publicado 09/04/2020 19h25, última modificação 09/04/2020 19h26
A meta é que, juntas, as costureiras alcancem a marca de 20 mil máscaras e beneficiem cerca de 10 mil pessoas, pois cada kit de máscaras tem duas unidades.

Na manhã desta quarta-feira, 8, servidores do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) fizeram a entrega de materiais como tecido tricoline, TNT, linha e elástico ao representante do Movimento de Quadrilheiros de Roraima, Joel Rodrigues, para a confecção de máscaras caseiras de tecido.

Solidariedade –  Sensibilizados com a falta de equipamento de proteção individual (EPI) no mercado local, principalmente para os profissionais da saúde e para as pessoas que atendem o público e que não foram afastadas do trabalho, além do aumento do número de casos de coronavírus em Roraima, um grupo de servidores resolveu, por iniciativa própria, arrecadar recursos para a aquisição de insumos a serem destinados à confecção das máscaras.

Para a professora Leila Marcia Ghedin, somente o esforço coletivo gera impacto social. “Em regiões como a nossa, onde não sofremos com a poluição, não estamos acostumados a esse protocolo, visto que respiramos um ar puro. Mas, diante dessa situação, essas ações, envidadas no sentido de contornar uma situação de crise, inclusive de falta de equipamentos de proteção, são de extremo valor tanto para quem está organizando quanto para as pessoas que serão beneficiadas. Esse tipo de ação social nasce e obtém êxito com a união de todos. É o esforço conjunto que propagará a mensagem positiva. Então, com várias pessoas colaborando, os objetivos serão alcançados. É preciso que as pessoas se doem mais, pensem mais positivo e, sobretudo, coloquem as boas ideias em prática, e, nesse caso da campanha de confecção das máscaras, mais pessoas ficarão protegidas”, declarou.

Na oportunidade, foram entregues às servidoras 300 máscaras que serão doadas aos colaboradores do IFRR.

De acordo com Rodrigues, 11 costureiras, que trabalham para várias quadrilhas juninas, estão confeccionando as máscaras. “Já confeccionamos, numa grande força tarefa, cerca de 7 mil máscaras e, tão logo concluímos a confecção de uma remessa, já fazemos a entrega para os principais grupos de risco”, disse.

Na opinião de Shigeaki Alves, organizador da campanha de confecção das máscaras de tecido, a contribuição dos servidores do CBV foi fundamental para o impulsionamento da produção, bem como servirá de exemplo para outras pessoas. “A sensibilização dos servidores do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima, reconhecendo o projeto voluntário de costureiras e costureiros, promove a percepção positiva da sociedade acerca de ações que defendem a vida humana. Sendo assim, reconhecemos o esforço coletivo desse grupo de servidores em prol do bem comum, sendo essa contribuição importante para que a sociedade, neste momento, tenha em mente a importância da tomada de consciência para combatermos juntos o coronavírus”, frisou.

Ele enfatizou ainda que a participação de servidores de uma instituição renomada como o IFRR é de fundamental importância para que a sociedade organizada possa se envolver e promover mais ações sociais de forma coletiva, com foco no compromisso social.

Beneficiados ­–  A meta desse movimento, que mobilizou diversos colaboradores, entre instituições e profissionais liberais, é beneficiar instituições filantrópicas como a Associação Cultural Canarinhos da Amazônia, a Associação Anjos de Luz, a Operação Acolhida e as demais organizações que atuam na ação humanitária, além de vários profissionais e trabalhadores, entre eles profissionais dos serviços essenciais, cuidadores de idosos, cuidadores de pessoas enfermas, funcionários terceirizados das firmas de limpeza, garis, frentistas, taxistas, motoristas de aplicativo, motoristas e contadores de ônibus, caminhoneiros, atendentes e caixas de supermercados; casas de acolhimento, abrigos de menores desacompanhados, o Abrigo de Idosos Maria Lindalva Teixeira de Oliveira, mais conhecido como “Casa do vovô”, entre outros.

Ainda de acordo com Rodrigues a meta é que, juntas, as costureiras alcancem a marca de 20 mil máscaras e beneficiem cerca de 10 mil pessoas, pois cada kit de máscaras tem duas unidades.

Os interessados em fazer doações de insumos para essa campanha podem procurar diretamente o Joel Rodrigues pelo telefone 99127-5887.

CCS/Campus Boa Vista
9/4/20