Acadêmico do IFRR representará Roraima em Harvard

por Virginia publicado 30/12/2019 17h50, última modificação 31/12/2019 00h29
O estudante representará o IFRR e região Norte, em um evento internacional, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2020, que ocorrerá de 1.º a 4 de abril de 2020.

Mais uma vez o acadêmico 3.º módulo do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Boa Vista (CBV), Elias Freitas dos Santos, representará o IFRR e região Norte, em um evento internacional, a Brazil Conference at Harvard & MIT 2020, que ocorrerá de 1.º a 4 de abril de 2020.

A Brazil Conference at Harvard & MIT 2020, reúne em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos, dez estudantes universitários brasileiros selecionados no Programa de embaixadores, com o objetivo de promover debates sobre variados temas com a participação de jovens que tenham papel ativo em iniciativas pelo desenvolvimento do País.

Para Elias, a participação na conferência representa não só a possibilidade de debater problemas locais, mas também regionais, com representantes de todo o Brasil e autoridades internacionais.“Representando os estudantes de escolas públicas me sinto agraciado em poder participar de um evento tão grandioso em um centro de referência da educação mundial. Assim como o Instituto Federal é referencia em Roraima, Havard é uma referência mundial, pois grandes personalidades estudaram lá. Então, debater problemas sociais, políticos econômicos, é algo enriquecedor, e poder compartilhar minhas experiências desenvolvidas no âmbito do IFRR será decisivo para minha formação”, disse.

Elias apresentará um projeto de solução tecnológica para a educação pública, o jogo Pathfinder, que também já foi apresentado no maior evento de tecnologia da América Latina, a Campus Party 2019, em São Paulo, SP. O estudante já teve outra importante experiência de liderança e protagonismo juvenil, como Embaixador Choice 2018, em Belém, PA

“Ficamos muito felizes com esta seleção, primeiro pela trajetória do Elias, cujo percurso tem sido muito significativo, e segundo por colocar em destaque o nome do Campus Boa Vista e do IFRR na esfera internacional, apresentando um projeto de protagonismo e inovação”, disse a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez.

Em sua sexta edição, a Brazil Conference at Harvard & MIT é realizada pela comunidade brasileira de estudantes em Boston para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil.

Anualmente, o Programa Embaixadores seleciona jovens que tenham atividade relevante em prol do desenvolvimento do Brasil, por meio de iniciativas educacionais, sociais, ambientais, entre outras. Eles têm o compromisso de contribuir ativamente durante a Conference e, além disso, dar continuidade ao debate quando retornam ao Brasil.

Um dos principais resultados do evento é a mentoria concedida para cada um dos embaixadores no sentido de que eles possam desenvolver atividades regionalizadas, em seus estados, a partir das temáticas aprendidas na Conference. A proposta é a de que cada um realize um evento inspirado no seu aprendizado, partindo das pautas da conferência, com um enfoque mais local. Um mentor ajudará a organizar as etapas do evento.

Virginia Albuquerque com informações do site: https://www.brazilconference.org/ (atualmente em atualização)
CCS/Campus Boa Vista
30/12/19