Inscrições para o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica encerram-se nesta quarta-feira, 18

por Sofia Lampert publicado 16/03/2020 15h00, última modificação 16/03/2020 15h00
As inscrições para o curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT) encerram-se nesta quarta-feira, 18. São oferecidas 24 vagas para Roraima, sendo metade para servidores da Rede Federal e metade para ampla concorrência

As inscrições para o curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT) encerram-se nesta quarta-feira, 18. O número de vagas aumentou para essa seleção, chegando a 913, distribuídas entre instituições associadas em todos os estados da Federação.

Em Roraima, o curso é ofertado pelo Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista (IFRR/CBV), com aulas ministradas por professores doutores das várias unidades da instituição. São oferecidas 24 vagas para Roraima, sendo metade para servidores da Rede Federal e metade para ampla concorrência.

Conforme o cronograma, a prova será aplicada no dia 17 de maio de 2020, de forma simultânea, por todas as instituições da Rede Federal, contando com 50 questões de múltipla escolha sobre as bases conceituais e históricas da educação profissional e tecnológica, bem como sobre metodologias de pesquisa e teorias e práticas de ensino e aprendizagem.

As referências bibliográficas exigidas para essa seleção estão descritas no artigo 5º do Edital ProfEPT 01/2020. Para facilitar a busca do material, o interessado pode acessar as referências aqui, além de poder verificar as provas das outras edições no site https://profept.selecao.net.br/.

CURSO

O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto à produção de conhecimento como ao desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível médio ou obtidos em espaços não formais.

Ofertado na modalidade semipresencial, o ProfEPT é ministrado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, composta pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, pelos Centros Federais de Educação Tecnológica e pelo Colégio Pedro II. É coordenado por um Comitê Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional.

HISTÓRICO DO PROGRAMA NO IFRR

O credenciamento do IFRR no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ocorreu em 2018, trabalho coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq). Para apresentar o programa aos professores da instituição, foi feita uma reunião, em outubro do mesmo ano, promovida pelo então coordenador do polo Campus Boa Vista, professor Gilberto Pivetta Pires.

A primeira turma do ProfEPT foi aprovada na seleção de 2019, com aula inaugural realizada em agosto. Ela foi ministrada pelo professor Manoel José Porto Júnior, doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, do Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense.

Esta será a segunda turma ofertada pelo IFRR. Atualmente o programa é coordenado pela professora Danieli Lazarini de Barros (CBV). No ano passado, a concorrência para a seleção foi bastante alta, sendo Roraima o segundo estado com maior número de inscritos no Brasil. Os mestrandos estão a todo vapor em busca da qualificação ainda no primeiro semestre deste ano.

Sofia Lampert e Rebeca Lopes
Foto: Marcos Sá