Estágio e Acompanhamento de Egressos – CEAEG  

Leis, Regulamentos e Resoluções         

  • Lei nº 11.188
  • Regulamento para realização de Estágio 

Egressos 

  • Galeria 
  • Banco de oportunidade 

Documentosdoc

Fluxo de Estagio 

Manuais de Estágio 

Formulários de Estágio 


Contatos telefone 2

Coordenadora: Enyedja Fabricia de Lima Cruz
Ramal: 8041
E-mail:  ceaeg.cbv@ifrr.edu.br

Galeria 

Galeria

    • O QUE É ESTÁGIO: É um processo educativo, remunerado ou não, orientado e supervisionado, que objetiva proporcionar ao aluno a experiência prática dos conteúdos disseminados em sala de aula. Assim, o Estágio contribui para a formação do futuro profissional!

      OS OBJETIVOS DO ESTÁGIO SÃO: 1. Possibilitar o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos inerentes ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania; 2. Assimilar no mundo do trabalho a cultura profissional da área de formação acadêmica; 3. Desenvolver uma visão do mundo e de oportunidades no âmbito da profissão; 4. Contribuir na avaliação do processo pedagógico de sua formação profissional.

      AS VANTAGENS DO ESTÁGIO SÃO: 1. Possibilita a aplicação prática de seus conhecimentos técnicos; 2. Atenua o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional; 3. Possibilita ao estudante sentir as próprias deficiências e buscar aprimoramento; 4. Oportuniza ao estudante condições de avaliar o processo ensino-aprendizagem; 5. Propicia treinamento das relações humanas e do respeito à hierarquia de pessoas, valores e motivos operacionais; 6. Incentiva o exercício do senso crítico, da observação, da comunicação das ideias e das experiências adquiridas; 7. Permite o conhecimento da filosofia, diretrizes, organização e funcionamento das empresas e instituições em geral.

      O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DEVE SER REALIZADO QUANDO:Deve ser realizado conforme descrito nos Planos de Curso.

      O ESTÁGIO NÃO DEVE SER REALIZADO QUANDO: Por ser uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, o estudante deverá seguir os procedimentos estabelecidos pelas Instituições ou Empresas que promovem o estágio extracurricular.

      OS POSSÍVEIS CONTRATANTES SÃO: Pessoa jurídica de direito público ou privado, bem como profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional.

      A VISÃO INSTITUCIONAL SOBRE O ESTÁGIO É: Ao ser contratado como Estagiário (remunerado ou não) em uma Instituição Empresarial, o aluno estará efetivamente vivenciando e observando, na prática, e no melhor momento da sua trajetória educativa, o comportamento social, cultural e profissional, previstos no texto da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, tão necessários à formação da sua personalidade e perfil profissional, diante dos inúmeros desafios no cotidiano do mercado de trabalho. O estágio confere também independência, cidadania e autoestima pela conquista das suas primeiras receitas pessoais.