Professor do CAM oferece aulas de música a alunos e comunidade

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 19/02/2019 22h35, última modificação 26/02/2019 13h00
Aulas são frutos de dois projetos de extensão e um curso FIC. Interessados devem realizar teste de aptidão musical

Que a música é uma ferramenta poderosa já é sabido. Benefício para a mente, ela libera dopamina no cérebro, substância responsável pelo bom funcionamento do órgão, atuando na memória, no controle do movimento corporal e na sensação de prazer.

Pensando nos benefícios que a música pode proporcionar a quem a escuta e pratica, o professor Lucas Lima, do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima, abriu vagas para quatro turmas distintas, que podem ser preenchidas por alunos do CAM e moradores da Vila Brasil.

As inscrições se iniciam nesta terça, 19, e seguem abertas até sexta-feira, 22. Os interessados devem procurar o docente, das 18h às 20h, no Campus Amajari, localizado na Rodovia Antonino Menezes da Silva, Km 03, Vila Brasil. As vagas estão sujeitas a teste de aptidão.

Socializando com Música – As aulas têm por objetivo promover e valorizar as culturas regional, indígena, brasileira e venezuelana. Fruto de um projeto de extensão, as aulas também visam trabalhar a expressão corporal para quem sofre com a timidez. Nove vagas estão disponíveis, três para voz e as demais para os seguintes instrumentos: violão (1), baixo elétrico (1), bateria (1), percussão (1) e teclado (1). Os ensaios ocorrerão de terça a quinta, das 20h às 21h.

Iniciação Musical para Bandas – O curso de formação inicial e continuada (FIC) terá duas horas de duração, e vai apresentar estrutura de teoria da música, percepção, solfejo e prática instrumental. Para esta turma, serão disponibilizadas 23 vagas. Elas estão divididas entre os seguintes instrumentos: trompete (3), trombone (3), sax alto (3), sax tenor (3), bateria (1), baixo elétrico (1), guitarra (1), violão (1), teclado (1), percussão (1) e vocais (3). Os ensaios serão realizados de terça a sexta, das 18h às 20h.

Violão Popular – Nesta turma específica para quem nunca teve contato com o instrumento, serão disponibilizadas 12 vagas. As aulas ocorrem de terça a quinta, das 17h às 18h.

Banda Fanfarra – As vagas da fanfarra são exclusivas para alunos matriculados no CAM. São 27, no total, divididas entre os instrumentos caixa de guerra, bombo, surdo, pratos, lira e atabaque. Os ensaios estão marcados para ocorrer de terça a quinta, às 12 horas.

Bruna Castelo Branco
CCS/Campus Amajari